NFS- e Easy

Web services 

Funcionamento do Web Service NFS-e Easy®

As chamadas dos Web Services são disponibilizados através de uma estrutura em Data Center. Os serviços permitem receber documentos RPS em formato TXT, um modelo padronizado para todos municípios, simplificando e acelerando sua emissão de notas.

Todo o controle e configuração é automatizado com os Web Services, não necessitando usar o portal Web, um modelo totalmente pensado em você!

Processo de emissão

Serviços especializados convertem o documento recebido no formato XML do Município (de acordo com os dados do cadastro do Emitente), assinam com o certificado digital já armazenado e executam a comunicação diretamente com o portal do Município, estabelecendo o canal seguro em conjunto com o Servidor da PM, atualizando os status no sistema NFS-e Easy WS. O sistema de gestão apenas consulta os status do processamento sem se preocupar em intervalos de consultas, formatos XML, comunicação SSL/TLS, entre outros vários fatores que consomem os recursos da empresa, como principal, a falta de padronização. A Benefix resolve isto para sua empresa!

Na sequência, é apresentado o processo de emissão, simples e rápido de integrar ao seu ERP.

Passos para emissão de NFS-e usando Web Services

Processo de Emissão de NFS-e com WS

Passo 1: Adicionar o Emitente

  • Para o ERP executar a chamada, deverá adicionar o Emissor informando os dados cadastrais  e o certificado digital codificado, que será armazenado com a senha criptografada em banco de dados no Data Center.

Passo 2: Enviar Lotes de RPS

  • O sistema converte os documentos RPS (TXT) recebidos de acordo com o modelo utilizado pelo Município de Origem, obtido nos dados cadastrais;

Passo 3: Consultar a situação dos Lotes

  • Empresa (sistema gestão) consulta os protocolos recebendo informação do status do documento e se aprovado ou rejeitado, o protocolo dos respectivos documentos;
  • Serviços especializados consultam documentos já enviados e aguardando conclusão, alterando os status no banco de dados para consulta das empresas;
  • Dependendo da situação, pode receber um PDF de um RPS (pendente de aprovação) ou de uma NFS-e (documento convertido e aprovado);

 

O portal Web possibilita ao administrador consultar a documentação dos Web Services, pesquisar lotes, documentos RPS ou NFS-e com uma interface simples e amigável, além de alterar dados cadastrais da empresa ou fazer upload de certificado, opcionalmente ao envio por web Services.

Exemplo de do portal Web e consulta de documentos:

Resultado da Pesquisa - Clique para amplicar

 

Resultado da Pesquisa - Clique para amplicar

 A documentação está disponível on-line no ambiente de produção ou homologação. No ambiente de homologação, poderá usar os dados cadastrais e exemplos com dados da própria Benefix para facilitar sua avaliação.

Esqueça se o Município é ABRASF V1.00, V1.04, V1.07, V2.00, V2.01, se é síncrono ou não.... Simplifique, use os métodos genéricos da solução da Benefix.
 

Clique sobre a imagem para baixar o guia de Web Services

Clique sobre a imagem para baixar o manual de formatação de dados TXT