Notícias

AM- Sefaz lança novos modelos de NFC-e

AM- Sefaz lança novos modelos de NFC-e

 

A Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) lançou, no dia 9, dois novos programas para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFC-e) para empresas de grande e pequeno porte, durante encontro promovido na sede do fisco estadual , na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da cidade.

No evento, o secretário executivo da Sefaz, Jorge Jatahy, afirmou que todas as empresas varejistas localizadas em Manaus já estão emitindo a NFC-e e atendendo à legislação estadual. Já os contribuintes do Simples Nacional na capital devem se regularizar até o dia 1º de janeiro de 2015.

“Atualmente 21 Estados aderiram ao novo sistema que possibilitará a emissão de documentos de forma mais simplificada ao consumidor”, explicou Jatahy.

No Amazonas, as empresas comerciais estão se adequando e a expectativa é de que este crescimento seja alcançado. Os documentos tem supervisão nacional da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e podem ser retiradas gratuitamente pelo contribuinte. No Amazonas, essa tarefa ficará a cargo da Associação Comercial do Amazonas (ACA), que também participou da reunião.

De acordo com o secretário, outro dado importante é a perspectiva de que o crescimento na arrecadação chegue a 10%, graças à implantação do modelo.

Regularização

Após a data prevista para as empresas se regularizarem, a Sefaz irá fiscalizar e notificará as que não se adequaram ao modelo eletrônico.

Jorge Jatahy reforçou ainda que atualmente 35 mil empresas de Manaus estão cadastradas no regime Simples. “Apesar de a nota fiscal ser instrumento rápido e simples de utilizar, a sonegação fiscal ainda é uma possibilidade por parte de alguns lojistas e varejistas se não emitir a nota, mesmo com o modelo digital”, destacou o executivo.

Fonte: emtempo.com.br

 

Postado no dia
Postado em Notícias